O coaching é uma palavra em inglês que define um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências e técnicas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.
O processo de coaching, tem por característica a dinâmica de perguntas realizadas pelo “coach” direcionada ao “coachee” (cliente), que busca as próprias respostas, o que impulsiona o “coachee” a iniciar seu comprometimento e independência na tomada de decisão. As técnicas utilizadas no Personal & Professional Coaching, são apoiadas em pilares sólidos das ciências do comportamento, psicologia cognitiva, aprendizagem acelerada, teoria dos sistemas e teorias de aprendizagem de adultos, pilares que garantem um resultado duradouro, pelo fato de utilizar conceitos de coaching horizontal (atua no aumento de foco e na ação, enfatizando uma conquista de resultados mais rápida e focada) como vertical (além de atuar no aumento de foco e na ação, promove aprendizados, reflexões e mudanças que elevam a performance ou ainda proporcionam alteração ou melhoria de estratégias de pensamento e emoções.).
A responsabilidade pela mudança deve ser assumida por quem está perseguindo seus objetivos (o coachee), para haver processo de coaching é necessário uma parceria positiva, o coachee busca em conjunto com o coach, a realização de seus objetivos, esta será impulsionada pelo grau de comprometimento e disciplina do coachee ao processo de coaching. A contabilização no coaching é uma das grandes chaves para o aumento de performance ou resultados. Portanto, medições, aprendizado e melhoria contínua estão contidos no modelo.